NOVA FCSH - Tipologia de estágios

Data de publicação 03/10/2013

Tipologias de estágio em vigor na NOVA FCSH:

Estágios Curriculares de Licenciatura – Opção Livre

Funcionam como uma unidade curricular de 6 ECTS, cujo objetivo é complementar a formação académica. Têm uma carga horária de 168 horas, das quais pelo menos 64 devem ser presenciais no local de estágio. Estes estágios só podem ser realizados uma única vez ao longo da Licenciatura e não obrigam a remuneração dos estagiários ou qualquer tipo de auxílio (estes benefícios são opcionais e ficam ao critério das entidades).

O aluno deve ter um professor orientador na NOVA FCSH e um supervisor no local de estágio. O seguro de acidentes pessoal do estagiário é facultado pela NOVA FCSH.

Prazo: Até ao término do período para “Mudar e/ou incluir unidades curriculares” – ver calendário escolar

Documentação necessária (disponível na Intranet):

• Três exemplares da Minuta do protocolo da NOVA FCSH: MOD.PEC.01 – Protocolo de Estágio Curricular do 1º Ciclo – Opção Livre, devidamente assinadas;
  • Plano de Estágio Curricular Opção Livre, devidamente assinado (elaborado entre o aluno, o orientador e o supervisor no local).

Estágios Curriculares de Mestrado

Funcionam como Componente Não Letiva do mestrado, desde que previstos/inseridos no currículo do curso de mestrado. Duração média de 3 a 6 meses (400/800 horas, dependendo do mestrado, definido nos Regulamentos de cada curso), não podendo ultrapassar o período máximo de 1 ano. Estes estágios não obrigam a remuneração dos estagiários ou qualquer tipo de auxílio (estes benefícios são opcionais e ficam ao critério das entidades).

O aluno deve ter um professor orientador na NOVA FCSH e um orientador no local de estágio. O seguro de acidentes pessoal do estagiário é facultado pela NOVA FCSH.

Prazo: Até ao término do período de “Registo da componente não letiva” – ver calendário escolar.

Documentação necessária (disponível na Intranet):

• Três exemplares da Minuta do protocolo da NOVA FCSH: MOD.PEC.02 – Protocolo de Estágio Curricular do 2º Ciclo - Mestrado, devidamente assinadas;
  • Fazer Registo da Componente Não Letiva na plataforma DOCENS.

Estágios Académicos

Estágio para fins de formação profissional complementar em contexto real de trabalho dos alunos, formalmente inscritos na  NOVA FCSH.

O seguro de acidentes pessoal do estagiário é facultado pela NOVA FCSH, desde que o aluno esteja formalmente inscrito num ciclo de estudos.

Prazo: Não aplicável, desde que formalmente inscrito na NOVA FCSH.

Documentação necessária (disponível na Intranet):

• Três exemplares da Minuta do protocolo da NOVA FCSH: MOD.PEA – Protocolo de Estágio Académico, devidamente assinadas;

Estágios Profissionais

De acordo com o Decreto-Lei nº 66/2011, que regula os estágios profissionais: a realização de estágio é precedida da celebração de um contrato de estágio entre o estagiário e a entidade promotora (alínea 1, artigo 3º). Desta forma, a NOVA FCSH não pode protocolar estágios profissionais nem extracurriculares.

© Copyright 2012 - 2017 Empregos Trabalhando.pt Portugal e Universia. Todos os direitos reservados